quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Ai meu Deus! Tenho um filhote em casa!!! Fox Paulistinha!

Quando eu era muito nova tinha pavor de cachorros e medo que eles fossem atropelados (viu uma vez acontecer isso e até hoje tenho calafrios só de ver um atravessando a rua!) até que um dia minha mãe me permitiu ter um cachorrinho. Lembro da grande felicidade e da espera que foi o dia que ele chegou em casa!!!! E foi amor a primeira vista! Era um pinscher caramelo, a coisa mais linda do mundo. Infelizmente ele só viveu por quatro anos, não aguentou a mudança brusca de São Paulo para João Pessoa; eu mesma levei alguns bons anos para me acostumar.....Passaram os anos e minha mãe teve alguns cachorros de quintal, que eram ótimos, mas nunca chegaram perto da relação que eu tinha com o Scott, meu pinscher!
Em 2014, uma coisa muito legal aconteceu!!! Eu ganhei um filhotinho lindo, uma fox paulistinha que tinha sido rejeitada pela mãe e por isso estava desnutrida e precisando muito de mim!!! Outro amor pet apareceu em minha vida!!! Chovia muito no dia que ela chegou e era tão pequenininha que nem sabia andar e cabia na palma da minha mão.



Fui atrás de leite para cachorro, mamadeira e vesti as vestes de mãe cachorro de mentirinha, chegando até a leva-la a todos os lugares que eu ia dentro de uma bolsa, só para poder alimenta-la na hora certa. Dar a mamadeira era a coisa mais legal do mundo!!! Encontrei um bom veterinário e comecei as vacinas.
O nome foi a parte mais difícil, mas no final não poderia ser mais perfeito: Kalu!!! Minha pequena "Kalu, lindeza"... a fox paulistinha mais atenada no mundo da música!!! :D


Uma parte de mim tinha esquecido de como um filhote dá trabalho!!! Talvez por que no tempo do Scott, eu era muito nova e minha mãe arcou com esse tipo de responsabilidade. Então antes de comprar ou adotar um filhote pense nos itens abaixo, e veja se tem tempo, dinheiro e paciência para arcar com as dores e amores de um filhote em casa!!!

1) Fazem muito cocô e xixi: os três primeiros meses são os piores, peguei a fase que ela só se alimentava de leite e por isso a sujeira era muito pior e limpar; ás vezes; é um trabalho árduo!

2) Precisam de atenção: a noite principalmente, tenha paciência para que o animal entenda que a vida mudou muito e agora aquela é sua nova realidade. Atenção! Tapas, mesmo que levinhos, não são a melhor maneira de educar!

3) Disponibilidade de tempo em casa: eles precisam comer, então voltar para casa é algo que você sempre deve se preocupar.

4) Gastos: mesmo que você tenha um filhote muito saudável vai precisar vacinar, levar ao veterinário, adquirir remédios para vermes, antitóxicos, comprar leite e/ou ração, fora outros apetrechos como: cama, sanitário, pipi dog, guia, coleiras, shampoo entre outras milhares de coisas.

5) Ser paciente, amar e cuidar: acho que esse deve ser o mais importante de tudo, eles são como crianças, precisam de carinhos para aprender e se não aprender como a gente deseja, temos que amá-los mesmo assim!!

6) Gostar de caminhar e brincar: esse daqui vai mais para as pessoas que assim como eu, moram em lugares pequenos ou apartamentos. Seu filhotinho é um animal e precisa se exercitar, andar, correr e especialmente brincar. Tem dias que não consigo caminhar com Kalu e entendo a necessidade que ela tem de brincar freneticamente, mesmo eu estando super cansada do dia, por isso tenha sempre a mãos brinquedos como ursinhos e ossinhos que vendem em lojas para distrair seu bichinho.


8) Você é grande responsável pela higiene do seu animal: toda vez que vejo um cachorrinho super peludo, penso logo no trabalho de dar banho ou o dinheiro para a tosa no petshop. Fora que alguns animais não são muito adeptos ao banho; aí o esforço da sua parte no processo sempre piora. A minha adora água, ás vezes só preciso abrir o chuveiro para ela ir, mas acho que foi sorte, pois Scott odiava e era o dia todo para dar banho nele.


9) Adoecem: é triste, mas um dia vai acontecer e você será a pessoa que vai perder horas de sono para que ele se recupere logo. Kalu já teve uma noite de diarreia e vômito que me resultou numa manhã toda lavando a casa.

10) Arranhões e mordidas: todo filhote passa pela fase que tem a unha grande, o que vai gerar em você arranhões dolorosos por todo o corpo. Fora as mordidas, a brincadeira preferida, mas que doí um bocado!


11) Pratique o desapego: é quase certo que ele irá destruir alguma coisa que você adorava ou comer sapatos e chinelos, mas relaxe, sempre pode-se comprar outros. Agora atenção; as coisas que não tem como repor mantenha fora do alcance do filhote, não adianta punir ele depois.


12) Alerta perigo sempre ativo: você terá que salvar a vida dele, várias vezes ao dia, quando tentar comer algo do lixo, papel, plástico ou muitas outras coisas que a gente nem lembra que tinha em casa.


13) Um amor infinito: clichê, mas o amor que você recebe vale a pena todo o trabalho. Kalu sabe dá xêro, fica extremamente feliz quando chego em casa (nem a minha mãe! hehehe) e por incrível que pareça quando choro, deita-se ao meu lado! 


Por isso, se você decidiu ter um filhotinho, tenha certeza que sua vida vai encher de amor com mais um membro na sua família, mas também com muita responsabilidade ...


Bjos e Boa sorte!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário