segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Entrando no financiamento bancário - Feliz casa nova!

Oláaa pipoww!!! O ano já terminou e eu ainda pensando o que aconteceu em 2014, e definitivamente a coisa mais legal que fiz esse ano foi comprar meu apartamento. Meu palácio de 50m²!!! Tá bommm, não é grande, mas foi o que consegui comprar!!! E agradeço papai do céu por isso!!!




Tudo começou em abril do ano passado, e consegui graças ao programa do governo "Minha casa, minha vida"  que permite que famílias com renda até R$1.600,00 possam fazer um financiamento de moradia através dos bancos públicos: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. 

Sempre acreditei que o processo seria cheio de burocracias, mas não foi, apesar dos pequenos transtornos que tive por causa da incompetência do correspondente bancário. Fora isso, foi tudo muito tranquilo, por que o pessoal do BB  (fiz pelo Banco do Brasil)  foi sempre muito gentil e solicito para resolver meus problemas e esclarecer minhas dúvidas.

Fiz uma lista com dicas úteis para você que quer comprar um apartamento ou casa pelo financiamento bancário.

1) Esteja com o nome limpo - pode parecer idiotice falar isso, mas no meio do meu tramite vi muita gente que queria comprar um apartamento, mas não conseguia pagar o cartão de crédito; ou seja; o banco vai investigar sua vida financeira e esteja preparada.

2) Faça o financiamento pelo banco que você mais usa em sua vida cotidiana - será muito mais fácil se o banco já tiver em seus arquivos suas movimentações bancárias, não que você não posso ter conta no BB e fazer um financiamento pela Caixa Econômica, mas fará pular etapas.

3) Não confie em 100% no seu corretor de imóveis - eles sempre vão querer vender, então sempre vá comprar sabendo exatamente o que se quer e quanto você vai poder gastar, isso inclui a entrada e o financiamento.

4) Vá ao banco e faça a carta de crédito direto com eles - quando eu estava esperando para assinar o meu contrato vi outras pessoas indo ver o valor da carta de crédito e até negociando o que quanto que eles precisavam para comprar o apartamento que queriam; ou seja; vá ao banco já sabendo o valor do apartamento que você quer e quanto tem para dar a entrada e pagar a papelada.

5) Uma reserva para a papelada -  o valores a serem pagos nas papeladas sempre serão em cima do valor da avaliação do banco. Por exemplo: se seu apartamento estiver avaliado em 200 mil reais, mas você comprou ele por 150 mil, os cálculos de impostos e documentação serão em cima dos 200 mil! 

6) Tenha documentação em dia - ter os documentos em dia (RG, CPF, comprovante de residencia, certidão de nascimento),  assim como faturas de cartão de crédito que vão ajudar em muito. Principalmente as faturas, por que se você não tiver emprego fixo elas vão ajudar a comprovar renda como autônomo.

Enfim esses são as informações básicas para a compra do apê. Se quiserem outro post sobre o assunto ou tiverem dúvidas deixem um comentário que vou respondendo!!!



Bjos e inté!!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário